Skip to content
Vinhos Dona Berta

Os Nossos Eventos

Anualmente realizamos três Eventos na nossa Quinta do Carrenho (excluindo, naturalmente, o ano de 2020).

Cada um deles é realizado numa altura específica do ano – procurando conjugar em perfeita sintonia o clima, a região e os nossos vinhos.

1. Evento da Lampreia

Este Evento, também denominado «A Lampreia sobe o Rio Douro», é o primeiro evento do ano, decorrendo normalmente no meses de Abril e Maio.

É um Evento que decorre quando as temperatura no Douro são muito baixas – sendo também a altura ideal para apanhar Lampreia.

Este Evento inicia-se, como todos aliás, com uma prova de Vinhos na nossa Adega.

O objectivo da prova é dar a provar os próximos vinhos que serão lançados no mercado – sendo que grande parte dos vinhos em prova é provado directamente das cubas onde os mesmos se encontram a estagiar.

Prova de Vinhos na nossa Adega, Vindima 2017

Depois da prova de vinhos, a qual é acompanhada por petiscos regionais (como alheira ou queijo regional) segue-se o almoço.

O Evento da Lampreia é único neste campo pois é o único evento onde, à refeição, o Vinho Tinto servido é o Sousão.

E esse é mesmo o ponto alto da refeição – pois como diz o Chef Toninho – A Lampreia à Bordalesa «só pode ser servida com este Sousão».

Ao contrário dos outros Eventos, onde são servidos os Vinhos Tinto Reserva e Rabigato, neste evento os vinhos são o Sousão e o Rabigato (claro…).

Como alternativa existe também um prato de carne – mas não iremos aqui revelar qual é pois estragaríamos a surpresa de quem nos visita.

O dia continua com um passeio pela região património da Humanidade. Estes passeios poderão passar pela visita ao Museu de Foz Côa, Castelo de Penedono ou Ruinas Romanas de Freixo de Numão.

Visita às Ruinas de Numão, 2013

O passeio até ao local é sempre feito de Autocarro, sendo também um ponto alto da viagem (com a beleza da paisagem proporcionada pela Estrada Nacional 222).

Com o fim do passeio e a chegada à Quinta do Carrenho a festa continua – com os convidados a serem recebidos por uma Banda de Musica local.

O Evento termina com um jantar de petiscos e sabem sempre bem!

Evento do Passeio do Barco

O Evento do Passeio do Barco é talvez o mais emblemático Evento que realizamos na Quinta do Carrenho.

Realizado, por norma, nos meses de Maio e/ou Junho inclui, para além do Prova de Vinhos e Almoço, também um passeio de Barco pelo Douro.

Para almoço os nossos visitantes podem, normalmente, contar com um porco no espeto – preparado na hora por um amigo dos Vinhos Dona Berta.

Porco no Espeto - Uma iguaria inigualável
Porco no Espeto – Uma iguaria inigualável

O porco fica a assar durante quase toda a manhã – para ficar pronto a servir durante a hora de almoço.

Contudo, e apesar do Porco no Espeto ser um ponto interessante é no Passeio de Barco pelo Douro – a bordo de um Barco Rabelo [reservado para o efeito] – que os visitantes ficam verdadeiramente radiantes.

A experiência tem que ser vivida para poder ser contada. E a verdade é que, depois de um passeio destes – no coração do Patrímónio da Humanidade (que é a região do Douro) – nunca mais aquelas encostas serão as mesmas.

O passeio dura aproximadamente 3 horas (com uma viagem que se extende de Pocinho a barca D´Alva) e, verdade seja dita, são 3 horas que passam demasiado rápido.

Viagem Iniciada!
Viagem Iniciada!

O passeio termina, como habitualmente, com a chegada à Quinta.

Contudo a festa apenas termina depois do jantar – quando uma banda local brinda os visitantes com as músicas intemporais da região.

Não é, de todo, incomum os participantes juntarem-se à festa
Não é, de todo, incomum os participantes juntarem-se à festa!

A festa termina com a realização de um sorteio – premiando um dos participantes com um prémio bastante interessante (terão que nos visitar para o descobrir).

 

Evento das Vindimas

Não é todos os dias que um produtor de vinhos do Douro Superior convida os seus participantes a ajudarem com o processo de produção da Vindima do ano.

Contudo nós não somos um produtor qualquer – e é por esse motivo que realizamos este Evento – na altura em que o realizamos – em Plenoa Vindima.

Os visitantes, assim que chegam à nossa Quinta, são «brindados» com Tesouras de Poda (aqueles que pretendem participar na actividade).

Daí até à realização das provas na nossa Adega parece que o tempo acelera – e muitas são as pessoas que se questionam «porque não vão mais vezes ao Douro».

A experiência é unica e enriquecedora – e já não é a primeira vez que estas Uvas vão depois dar origem a vinhos mágicos (casos do Vinha Centenária Grande Reserva Branco 2017 ou do Tinto 2015).

Vindima na Quinta do Carrenho
Vindima na Quinta do Carrenho

Nós agradecemos a presença das pessoas – mas agradecemos ainda mais o espírito voluntarioso com que muitos vestem a pele de colaboradores dos Vinhos Dona Berta.

Deixem de ser apenas nossas amigos e visitantes – passam também a integrar a nossa equipa.

O almoço, que inclui sempre um prato de peixe e carne, é sempre acompanhado com os Vinhos Dona Berta – na maioria dos casos com Tinto Reserva e Rabigato do ano.

As sobremesas são de encher o olho
As sobremesas são de encher o olho

No fim da refeição, e comum a todos os eventos, temos a nossa mesa de doces – onde muitos jovens (e menos jovens) se perdem durante horas..

Concluida a refeição realizamos um passeio pela região Património da Humanidade – que poderá ir desde as gravuras de Foz Cõa, às ruinas romanas da região ou aos Castelos antigos contruidos pelos romanos.

Rua Histórica de Freixo de Numão (onde encontramos o Museu e ruinas romanas da região)
Rua Histórica de Freixo de Numão (onde encontramos o Museu e ruinas romanas da região)

É um privilégio e um orgulho muito grande a nossa localização – que, sempre que podemos, gostamos de partilhar com os nossos amigos e visitantes.

Visita ao Museu de Foz Côa
Visita ao Museu de Foz Côa

O Evento termina, à semelhança dos outros eventos, com um jantar regional (um caldo verde caseiro não poderia faltar) – com uma banda sonora única e singular.

 

Qualquer um destes eventos é único e singular – Sendo eventos que marcam para sempre os seus participantes.

O Convite fica Feito. Para quando uma visita?